Smaller Default Larger

Cursos promovidos pelo GAIE em parceria com o CEISCAP

 

Formações no âmbito do InstitutoDigital

  • O uso do powerpoint e do word para composição de imagens

O Word 13 e o Powerpoint 13 são ferramentas que integram o Microsoft Office e que se encontram essencialmente direcionadas para o tratamento de texto e elaboração de apresentações. No entanto, dados os avanços registados nestas ferramentas, permitem igualmente o desenvolvimento e a composição de alguns elementos de design, de uma forma rápida e eficaz. Em alguns casos, poderão mesmo substituir-se a ferramentas de edição de imagem, sendo posteriormente possível exportar as composições elaboradas para formato Jpeg.

Nesta formação, pretendem-se que os formandos sejam capazes de desenvolver competências que lhes permitam explorar as potencialidades destas suas aplicações, especialmente as relacionadas com os menus de Inserção e Formatação.

  • Formatação de documentos longos

A estruturação e formatação de documentos longos requer o domínio de diversas ferramentas do Microsoft Word, para que se possa obter um resultado eficiente. Nesta sessão será realizada a formatação acompanhada de um documento longo, explorando as seguintes ferramentas do Ms Word: - Folhas de rosto; - Índices automáticos (e estilos); - Paginação; - Cabeçalhos e rodapés; - Quebras de página; - Quebras de secção.

  • Video-conferência com o Google Hangout para Educação

O Google Hangouts é uma plataforma de mensagens instantâneas de chat e vídeo-conferência, desenvolvida pela Google. Nesta sessão pretende-se que os formandos adquiram competências de: - Criação de sessões de vídeo-conferência privadas; - Criação e gestão de grupos de contactos, para gestão de grupos de alunos ou turmas;

  • Grupos do Facebook na Educação: como usar? que vantagens?

Os grupos do Facebook são utilizados para dinamizar e gerir a comunicação entre pequenos/médios/grandes grupos de pessoas, que partilham interesses comuns. Os grupos permitem que os participantes interajam, comentem, partilhem recursos (ligações, imagens, documentos) relacionados com os objetivos estabelecidos para a comunidade. Podem ser espaços privados ou públicos, mediante as preferências do gestor do grupo. Nesta sessão pretende-se que os formandos adquiram competências de: - Criação de grupos no Facebook; - Gestão das definições dos grupos; - Personalização da página do grupo; - Gestão inserção e gestão de alunos no grupo; - Gestão da comunicação com alunos no grupo: sugestões e dicas.

  • Construção e publicação de vídeo-aulas com o Active Presenter

As vídeo aulas podem ser um recurso educaivo valioso, que nos modelos pedagógicos que combinam aulas presenciais com formação/apoio online (b-learning), quer nos ambientes exclusivamente suportados pelas tecnologias educativas (e-learning). A elaboração e publicação de uma vídeo aula requer o domínio de algumas ferramentas, nomeadamente de captura de ecrã, edição de vídeo e alguns conhecimentos básicos de HTML 5. Nesta sessão pretende-se que os formandos adquiram competências de: - Criação de capuras de ecrã em vídeo; - Edição básica de segmentos de vídeo capturado; - Exportação para formatos de vídeo otimizados para publicação na web; - Publicação de vídeo aulas em ambientes de formação (Moodle);

  • Workshop em Audacity

O Audacity é um editor e gravador de áudio, que permite, nomeadamente: gravações ao vivo; gravar o som que o computador estiver a reproduzir, em qualquer sistema Windows Vista ou posterior; criar cópias digitais de cassetes e outras gravações ou CDs; editar ficheiros de som WAV, AIFF, FLAC, MP2, MP3 ou Ogg Vorbis; cortar, copiar, colar ou misturar sons e alterar a velocidade ou a tonalidade de uma gravação. Nesta formação, pretende-se que os formandos se tornam capazes de manusear a ferramenta, essencialmente no que respeita às gravações e à edição de ficheiros de som.

  • Workshop em Movie Maker

O Movie Maker é uma aplicação do Windows Live Essentials que permite a importação e edição de apresentações de diapositivos e vídeos. Com esta ferramenta é possível, nomeadamente: adicionar fotografias e vídeos do seu PC ou da sua câmara; editar a banda sonora do vídeo e adicionar um tema; adicionar transições e efeitos de forma automática e partilhar o filme on-line. Nesta formação pretende-se que os formandos sejam capazes de manusear a ferramentas inerentes a esta aplicação, ainda que de forma elementar.

rmações Moodle – Realizadas nas instalações do ISCAP

 

  • Acção de Formação em Moodle 2.3 – Nível Inicial (2h)

A plataforma Moodle é um sistema de gestão de aprendizagem que pode facilitar os processos de ensino aprendizagem. Esta formação pretende autonomizar os formandos no manuseamento básico da plataforma Moodle 2.3, através das configurações da disciplina e da introdução de recursos (etiquetas, ficheiros, pastas, hiperligações e páginas).

  • Ação de Formação em Moodle 2.3: Trabalho e Base de Dados Adicionar Atividades (1h30m)

A plataforma Moodle é um sistema de gestão de aprendizagem que pode facilitar os processos de ensino aprendizagem. Esta formação pretende autonomizar os formandos no manuseamento de duas atividades do Moodle que são a Base de dados e os Trabalhos.

  • Ação de Formação em Moodle 2.3: Testes (2h)

A plataforma Moodle é um sistema de gestão de aprendizagem que pode facilitar os processos de ensino aprendizagem. Esta formação pretende autonomizar os formandos no manuseamento da atividade “Testes”, na plataforma Moodle 2.3.

  • Ação de Formação em Moodle 2.3: Livro Interativo (1h30m)

A plataforma Moodle é um sistema de gestão de aprendizagem que pode facilitar os processos de ensino aprendizagem. Esta formação pretende autonomizar os formandos no manuseamento da atividade “Livro”, na plataforma Moodle 2.3.

  • Workshop: Pimp Your Moodle (2h)

A plataforma Moodle é um sistema de gestão de aprendizagem que pode facilitar os processos de ensino aprendizagem. O objetivo principal deste workshop consiste em dotar os formandos de conhecimentos/competências que lhes permitam melhor/otimizar o interface da(s) sua(s) página(s) no Moodle, tornando-as mais atraentes para consulta.

 

Formações Ferramentas Web 2.0 - Realizadas nas instalações do ISCAP

  • Workshop em ISSUU & Slideshare (2h)

O ISSUU a uma aplicação web, de uso gratuito, que permite converter num formato mais dinâmico, documentos que estejam em PDF. O Slideshare é uma aplicação web, de uso gratuito, que permite, de forma profissional, partilhar apresentações, documentos e vídeos. Com a introdução destas ferramentas pretende-se que os formandos reúnam conhecimentos sobre o manuseamento e publicação de conteúdos em formatos mais dinâmicos.

  • Workshop em Prezi (1h30m)

O Prezi é uma aplicação web, de uso gratuito, que permite o desenvolvimento de apresentações através de um formato mais dinâmico. Com a introdução desta ferramenta pretende-se dotar os formandos dos conhecimentos/competências que lhes permitam desenvolver conteúdos interativos ajustados aos seus conteúdos educativos. Poderá ser uma boa alternativa ao PowerPoint

  • Workshop em ToonDoo & Go!Animate (2h)

O ToonDoo é uma ferramenta disponível on-line que permite a criação de ilustrações e tiras de banda desenhada.

O Go!Animate é uma ferramenta também disponível online que permite a criação de cartoons e histórias animadas (semelhante ao que vulgarmente conhecemos por desenhos animados). Com a introdução destas ferramentas pretende-se dotar os formandos de conhecimentos/competências que lhes permitam ilustrar situações reais ou hipotéticas ajustadas às suas necessidades educativas, num formato atraente.

  • Workshop em Wink (2h)

O Wink é uma ferramenta de autoria de tutoriais interativos que permite a captura de ecrã, acompanhada de narração por voz e adição de navegação e instruções adicionais. Com a introdução desta ferramenta pretende-se dotar os formandos de conhecimentos/competências que lhes permitam o desenvolvimento de tutorias ajustados às suas necessidades.

  • Workshop em Wix (2h)

O Wix é uma ferramenta grátis, disponível on-line, que permite a criação de diversos tipos de modelos de apresentação, desde websites até à utilização de modelos para newsletters ou outro tipo de publicações, como manuais digitais, etc. Com a introdução desta ferramenta pretende-se dotar os formandos de conhecimentos/competências que lhes permitam ilustrar situações reais ou hipotéticas ajustadas às suas necessidades educativas, num formato atraente.

  • Workshop em GIMP (2h)

O GIMP é um editor de imagens gratuito, de instalação local, que se apresenta como uma alternativa ao Adobe Photoshop. Com a introdução desta ferramenta pretende-se dotar os formandos de alguns conhecimentos básicos relativamente à mesma, permitindo-lhes a realização de algumas tarefas relacionadas com a elaboração de imagens e também o tratamento de imagens já existentes.

 

Formações Externas (poderão ser realizadas fora das instalações do ISCAP)

Moodle & Ambientes de Formação a Distância: Pedagogia e Ferramentas (84 horas)

Este curso é composto por 4 módulos e pretende dotar os formandos dos conhecimentos necessários à construção e dinamização de uma disciplina em formato e/b-learning. Os módulos são:

• Módulo 1 – Moodle Inicial/Intermédio (versão 2.3): 6 horas

• Módulo 2 – Moodle Avançado (versão 2.3): 8 horas

• Módulo 3 - Teorias e Práticas de b-learning: 40 horas

• Módulo 4 - Ferramentas de produção de conteúdos para e-learning: 30 horas